Responsabilidade Social
O Apiário Amigos da Terra compartilha do pensamento e da conduta de aplicar o conceito de Responsabilidade Social, que busca não apenas os interesses comerciais, mas uma relação mais justa e equilibrada entre os trabalhadores, comunidade e clientes.
Compreendemos que uma empresa não pode ter seu crescimento desvinculado do meio que a envolve. Proporcionamos aos nossos colaboradores, cursos de capacitação para trabalhar com a comunidade, e produtos de forma consciente.
Objetivando uma alternativa de produção que garantisse a manutenção da renda familiar e, ao mesmo tempo, gerasse uma contribuição para a melhoria do meio ambiente e da comunidade adjacente, o Apiário Amigos da Terra criou o Museu do Mel, voltado para a divulgação e preservação dos conhecimentos apícolas. Além de conhecimentos gerais de história e biologia, os visitantes descobrem a importância das abelhas para a reprodução vegetal, como agentes polinizadores.
ferecemos anualmente estágios para dezenas de estudantes da rede publica, e privada, orientando como cultivar abelhas e proteger o meio ambiente.
O Apiário Amigos da Terra participa de ações da sociedade civil que objetivam a melhoria do meio ambiente e conscientização da comunidade para uma utilização responsável dos recursos da natureza.
Esta atuação teve seu reconhecimento através do recebimento do prêmio de “Empresa Empreendedora” promovido pelo Sebrae-RJ.
Responsabilidade Ambiental
nossa Responsabilidade Ambiental, além de nossa conduta que busca sempre oferecer condições de manejo racionais, minimizando ao máximo o impacto para as abelhas, se traduz ainda no trabalho cultural do Museu do Mel, atuando em defesa das espécies de abelhas nativas (meliponíneos) e através da conscientização de sua importância ecológica na multiplicação de espécies vegetais necessárias a preservação da biodiversidade.
Com alunos de rede pública e/ou privada realizamos atividades que promovem o reconhecimento das abelhas como insetos úteis, necessários e fundamentais dentro da cadeia biológica, na qual também nos encontramos, além de frisar sempre a importância de preservar o meio ambiente como forma de preservar o bem estar para as gerações futuras.
compreensão da importância da polinização na multiplicação de espécies vegetais constitui a base desse conhecimento. Também as questões de preservação das colônias e prevenção de ataques de outros insetos e parasitas são abordadas, esclarecendo o público geral em relação ao Distúrbio do Colapso das Colônias, suas causas possíveis, consequências e modos de evitar esse colapso para toda vida na Terra.