Saiba a importância das abelhas na polinização
lém dos produtos que nos proporcionam, as abelhas são importantes, pois realizam a polinização de cerca de 80% das espécies vegetais. A polinização é o processo reprodutor das plantas que possuem flores e frutos (angiospermas). As abelhas e outros agentes polinizadores, como pássaros, morcegos e outros insetos, contribuem levando o pólen de uma flor à outra enquanto sugam o néctar ou se alimentam desse pólen.
Os grãos de pólen são as células reprodutivas masculinas e estão localizados nas anteras de uma flor. Quando levadas ao estigma (receptor feminino) de outra flor, ocorre a polinização cruzada e conseqüente fecundação da planta. Grosso modo, pode-se dizer que a polinização seja o ato sexual das plantas.
Ao voar de flor em flor, os pelos que revestem todo o corpo das abelhas friccionam-se contra as anteras e ficam repletos de pólen. Esse pólen é transportado, assim, de uma flor à outra, pois ao sugar o néctar, a abelha deixa parte do pólen que coletou com os pelos.
Ao cair no estigma, o pólen (gametas masculinos) germina e se associa ao óvulo (gameta feminino), completando assim a fertilização, que resultará em sementes e frutos.
Sem polinização, as plantas não produziriam essas sementes e frutos, não se reproduzindo para garantir o crescimento e a sobrevivência da vegetação nativa, ou a produção de alimentos. Se por um lado as abelhas são fundamentais para a sobrevivência das plantas, estas são imprescindíveis para a sobrevivência das abelhas, já que lhes oferecem
alimentação e moradia. O pólen e o néctar são os alimentos oferecidos pelas flores às abelhas. O pólen é a principal fonte de proteínas, lipídios e vitaminas para as abelhas, enquanto o néctar – transformado em mel – é a principal fonte de carboidratos e energia.
As abelhas são tão adaptadas para a coleta de pólen, que suas patas são especialmente desenvolvidas para isso, com a presença de um gancho limpador nas patas dianteiras e uma espécie de colher (chamada de corbícula) para armazenagem do pólen nas patas posteriores. Ao lado vocês podem conferir um diagrama detalhando essas patas.
Enquanto se apoia sobre as patas do meio, a abelha escova seus pelos e antenas com as patas dianteiras, depois fixa o material nas corbículas de suas patas traseiras, órgão apropriado para essa tarefa.