Apicultura sem mistérios
Conheça a história da apicultura e a biologia das abelhas melíferas no museu do Mel. Visite o meliponário (abelhas indígenas) localizado numa região de mata Atlântica. Em seguida, experimente a emoção de ser apicultor por alguns instantes!
Na prática de campo, com moderno equipamento de segurança e colheita de mel nos favos em nosso Apiário de produção, os estudantes e turistas podem ter a emoção de investigar os quadros, identificar o mel “maduro” do mel “verde”, as crias abertas e crias fechadas e nos dias mais bonitos, até ver a Abelha Rainha em sua rotina diária de postura. Acompanhe, ainda, os processos de beneficiamento de mel , seus derivados e outros produtos apícolas, como a própolis e a cera de abelhas. Publico Alvo: Estudantes, turistas, grupos familiares e interessados em geral. Escolas, Universidades e grupos institucionais devem agendar a visita antes. Assim podemos recebê-los com toda a atenção e carinho merecido! Famílias e turistas em geral só precisam agendar para grupos acima de 10 pessoas. Aos finais de Semana e feriados a atividade é oferecida de hora em hora, das 9;30 às 15:30.
Oficina do Mel
História da Apicultura
A História do mel, da abelha e da apicultura é um tema fascinante que sempre provocou a curiosidade de sábios e leigos. Pesquisas recentes nas áreas da arqueologia e da antropologia tem trazido novos conhecimentos sobre a antiga amizade entre o homem e as abelhas.
No entanto, os apicultores que hoje produzem mel e derivados segundo técnicas modernas e colocam no mercado com as mais diversas apresentações, por vezes ignoram que tem atrás de si, uma longa história de antepassados, de evolução de técnicas e conhecimentos, que fazem da apicultura uma atividade universal.
Manter, pesquisar e divulgar esses conhecimentos e técnicas, além de divulga e pesquisar a vida das abelhas e sua importância para o equilíbrio ambiental e para nossa saúde são os objetivo principais do Museu do Mel!