Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/amigosdaterra/www/wp-includes/post-template.php on line 284

Saiba a importância das abelhas na polinização

A

lém dos produtos que nos proporcionam, as abelhas são importantes, pois realizam a polinização de cerca de 80% das espécies vegetais. A polinização é o processo reprodutor das plantas que possuem flores e frutos (angiospermas). As abelhas e outros agentes polinizadores, como pássaros, morcegos e outros insetos, contribuem levando o pólen de uma flor à outra enquanto sugam o néctar ou se alimentam desse pólen.

Os grãos de pólen são as células reprodutivas masculinas e estão localizados nas anteras de uma flor. Quando levadas ao estigma (receptor feminino) de outra flor, ocorre a polinização cruzada e conseqüente fecundação da planta. Grosso modo, pode-se dizer que a polinização seja o ato sexual das plantas.

Ao voar de flor em flor, os pelos que revestem todo o corpo das abelhas friccionam-se contra as anteras e ficam repletos de pólen. Esse pólen é transportado, assim, de uma flor à outra, pois ao sugar o néctar, a abelha deixa parte do pólen que coletou com os pelos. Ao cair no estigma, o pólen (gametas masculinos) germina e se associa ao óvulo (gameta feminino), completando assim a fertilização, que resultará em sementes e frutos.

Sem polinização, as plantas não produziriam essas sementes e frutos, não se reproduzindo para garantir o crescimento e a sobrevivência da vegetação nativa, ou a produção de alimentos. Se por um lado as abelhas são fundamentais para a sobrevivência das plantas, estas são imprescindíveis para a sobrevivência das abelhas, já que lhes oferecem alimentação e moradia.

As abelhas são tão adaptadas para a coleta de pólen, que suas patas são especialmente desenvolvidas para isso, com a presença de um gancho limpador nas patas dianteiras e uma espécie de colher (chamada de corbícula) para armazenagem do pólen nas patas posteriores.

O pólen e o néctar são os alimentos oferecidos pelas flores às abelhas. O pólen é a principal fonte de proteínas, lipídios e vitaminas para as abelhas, enquanto o néctar – transformado em mel – é a principal fonte de carboidratos e energia.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Share This